segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

como surgiu o pastel

O pastel é uma das preferências nacionais tanto nos centros urbanos quanto nas feiras populares espalhadas por todo o país. Crianças, jovens e idosos não têm dúvida e já chegam aos balcões das lanchonetes com o pedido na ponta da língua: um pastel com caldo de cana! Mas será que as pessoas sabem de onde surgiu este delicioso prato e como ele chegou até a gente?

Há controvérsias quanto a sua origem, mas a versão mais aceita remonta as milenares culturas chinesa e japonesa. Ele teria surgido como um derivado do tradicional “rolinho primavera” chunês e se popularizou em ganhou sua aparência atual com a chegada dos japoneses no Brasil, fugidos da II Guerra Mundial.

Nesse período, devido à discriminação que havia contra os japoneses, devido à aliança do país com alemães e italianos, os imigrantes nipônicos tiveram que se passar por chineses para não serem perseguidos no Brasil. Não encontrando no novo país vários dos ingredientes comuns em sua culinária tradicional, os imigrantes tiveram que se adaptar ao que tinham e surgiu assim o pastel como conhecemos hoje.

Os japoneses optaram por abrir pequenas pastelarias devido ser fácil e barato de se fazer para conseguirem seu sustento num país, até então, praticamente desconhecido por eles. Hoje, muitos anos depois, são os donos das maiores e mais tradicionais pastelarias do país e o que começou como meio para fugir da miséria, se tornou um grande negócio.

Assim como nas pizzas, vários tipos de recheios podem ser usados. Os portugueses, por exemplo, preferem os doces, tanto que pastelaria lá é praticamente sinônimo de “doceria”. No Brasil são mais comuns os salgados, mas nem por isso a gente dispensa experimentar um doce de vez em quando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário