sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Forma de bolo polvilhada com açúcar
Para dar um gostinho de caramelo ao seu bolo experimente polvilhar a forma com açúcar no lugar da farinha de trigo. Mas atenção: esse truque funciona melhor com formas sem buraco no meio.


Bolo macio
Para o bolo ficar muito macio utilize todos os ingredientes em temperatura ambiente. Se a receita pedir claras batidas separadas das gemas, acrescente-as com um colher de pau e misture delicadamente com a massa.


Para o glacê ficar lisinho
Fica muito mais fácil espalhar uma cobertura sobre um bolo em forma sem canudo no centro, se for assado em forma forrada com papel manteiga bem untado para não formar uma casca no fundo.




Banho-maria
Para assar em banha-maria coloque a assadeira em outra bastante maior e encha com água até no máximo dois terços da altura. Assim se a água chegar a ferver não molha a comida. Evite que a água ferva para o pudim ou assado não ficar sacudindo no forno. Coloque sempre a água já quente na assadeira.



Bolo que não cresce no meio
O bolo para crescer todo por igual precisa ser assado no forno previamente aquecido por vinte minutos. A temperatura para se assar um bolo é baixa, em torno de 220 graus.



Prato de bolo para festas
Utilize um prato de bolo com o pé alto, um pedestal, para colocar o bolo mais importante de sua mesa de festa. Assim fica mais fácil arrumar os demais doces e salgados, e a mesa fica mais organizada e elegante.



Bolo recheado: como cortar o bolo ao meio
Para dividir o bolo na hora de rechear coloque-o no prato em que for servir e com um fio dental faça uma guia horizontal. Siga o fio dental com uma faca de lâmina bem comprida, assim não se corre o risco de um lado ficar mais alto do que o outro.



Bolo seco?
O bolo algumas vezes assa um pouquinho mais do que o necessário, no dia fica ótimo, mas na manhã seguinte fica um pouco duro e ressecado. Não tenha dúvidas: prepare uma calda de açúcar com o sabor do seu gosto e jogue por cima do bolo



O bolo está assado?
Bolo está assado? Assim que o bolo começar a dourar espete o meio da massa com uma faca pequena ou um espeto de bambu desses usados para churrasquinhos. Ele deverá sair seco, sem nenhum vestígio da massa.




Creme chantili ? Como preparar creme chantili?
Bata o creme de leite fresco com uma colher de sopa de açúcar, uma ou duas lasquinhas de casca de limão e uma colher de sopa de açúcar de baunilha.



Chocolate: o tamanho da barra
Atenção na hora comprar o chocolate para um bolo, hoje em dia as barras de chocolate variam muito de peso, algumas tem 170g outras 180g. Assim na maior parte das vezes você vai precisar de mais de uma barra. As receitas mais antigas quando se referirem a uma barra de chocolate querem dizer 200g. É isso mesmo o peso mudou com o passar dos anos.



Chocolate: como derreter o chocolate diretamente no fogo
É possível derreter o chocolate direto no calor da chama do fogão desde que a receita peça para misturar o chocolate com manteiga ou com algum líquido. Se não for o caso, utilize um forno de microondas ou banho-maria.



Claras em neve em ponto duro
Bata as claras com uma pitada de sal até a mistura ficar tão dura que ao pegar uma colher de sopa com a massa e a virar para baixo ela não escorrerá.



Chocolate branco: como derreter
O chocolate branco é um comporto de manteiga de cacau com gorduras, açúcar e leite em pó. Não utiliza na sua composição o grão do cacau que é o principal ingrediente dos chocolates. Como tem um alto teor de gordura ele derrete mais rápido, porém também encaroça ou cozinha mais rápido. Por isso derreta-o sempre muito lentamente. Aqueça o recipiente com os pedaços de chocolate, retire do fogo e misture. Repita essa operação diversas vezes até obter um creme maleável. É fácil de ver o ponto certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário