sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

segredos de uma bella pizza

SOMENTE NA CAPITAL PAULISTA SÃO FEITAS POR MÊS 7 MILHÕES DE PIZZAS, O QUE DÁ A IMPRESSIONANTE MARCA DE 84 MILHÕES DE PIZZAS POR ANO.



1 - Qual o segredo da boa pizza?
O primeiro fator de uma pizza de excepcional qualidade é ter ingredientes de primeiríssima. Em segundo lugar, uma determinação absoluta para manter e melhorar a qualidade.

2 - O principal item da pizza é a massa?
É. A massa tem segredos. No Brasil, toda massa de pizza leva muito fermento. Você come e sai empanturrado. O problema está no fermento.

3 - Pizza boa é a de massa grossa ou de massa fina?
Pizza boa é a pizza de boa massa. O original, na história da pizza, é a massa grossa. O que foi afinando a massa da pizza foi a má qualidade dela.

4 - Massa fina é invenção de brasileiro?
É. A pizza tradicional é de borda grossa, realmente reforçada, mas de massa de boa qualidade.

5 - A pizza originalmente é uma comida popular?
Ela foi. Hoje ela atinge todas as classes sociais. É possível fazer pizza de qualidade, para gourmets, gente que está realmente buscando prazer para o paladar.

6 - Como nasceu a pizza portuguesa?
A pizza portuguesa é um recheio criado no Brasil, com presunto, cebola, ovos, mussarela e azeitona. Foi criação de portugueses

7 - Qual o segredo do bom recheio?
É a seleção dos materiais, sem dúvida alguma. Se você puser, por exemplo, uma lingüiça de má qualidade, você vai ter uma má pizza, mesmo com a boa massa. Pegue o caso da calabresa. Existe muita pizzaria que faz pizza de calabresa sem a lingüiça adequada. Eles pegam uma calabresa que seria mais usada para fazer uma massa, como o fusille, por exemplo. É uma calabresa que vem com erva-doce e tem mais gordura. A lingüiça da pizza não deve ser forte demais de condimentos. Não pode nunca receber uma erva-doce, porque vai descaracterizar o paladar.

8 - E por que pouca gordura?
Por que, se tiver um teor de gordura muito grande, ela vai ser liberada no assamento. A pessoa ingere essa gordura toda, sem perceber, e isso dificulta muito a digestão.

9 - Qual seria uma boa calabresa para pizza?
A calabresa curada e não a defumada.

10 - É possível fazer pizza com qualquer tipo de recheio?
É lógico que há coisas que não dão certo. Pizza de filé, por exemplo, não combina. Por isso não acredite em pizzaria que oferece 101 tipos.

11- O que dizer quanto a pizza doce?
Ela pode se intercalar entre as salgadas perfeitamente. Não há nenhum problema. Essa dualidade de salgado e doce é muito usada pelo europeu.

12 - Qual é o azeite adequado para pizza?
O azeite bruto de oliva puro, é o que mais carrega o paladar da azeitona. Este é o ideal para pizza. Mas eles variam muito. Numa mesma marca, vêm uma partida maravilhosa e outra de baixa qualidade. E há ainda azeite falsificado por fabricantes que usam óleos sintéticos, todos os recursos tecnológicos modernos, para dar o gosto e o aroma de azeite sem ser azeite. Mas é fácil descobrir o falso azeite. No momento em que você prova é delicioso, mas quando você aquece o aroma artificial não resiste e vai embora. E o que sobra embaixo é óleo de milho, ou de amendoim ou de girassol. O segredo, então, é levar o azeite numa frigideira a uma temperatura violentíssima. Se ele mantiver o cheiro permanentemente, é oliva. Se o cheiro passar, use o azeite para acender o forno.

13 - O que são essas pizzas americanas, tipo Pizza Hut?
Não passam de pastelões, lindas tortas americanas. Mas não têm nada a ver com a autêntica pizza italiana.

14 - Existe segredo específico para o forno?
Sim. O forno deve ser a lenha em forma de iglú e deve existir um isolamento térmico.

15 - Qual é o vinho recomendado?
Qualquer vinho tinto de boa procedência.

16 - A borda da pizza tem de crescer?
Sempre. Porque significa que é uma massa exuberante, feliz, uma grande pizza. E, além disso, ela tem de estar crocante.

17 - Existe horário ideal para comer pizza?
Não.Qualquer horário, desde que ela seja feita na hora.
Porque a pizza em verdade é um prato feito para você comer quando sai do forno.

18 - Tem muita gente que guarda
um pedaço de pizza na geladeira e adora comê-lo, no dia seguinte após aquecê-la ou não. Não tem problema nenhum, mesmo porque gosto não se discute. Mas aqui vai uma dica de como esquentar bem uma pizza. Pré aqueça em temperatura alta o forno por 4 minutos, coloque a pizza no forno por 2 minutos e bom apetite. NUNCA aqueça a pizza no microondas.

19 - Por que virou moda dizer que tudo termina em pizza?
Terminar em pizza é todo mundo junto dando risada, alegre, bebendo. A idéia é a seguinte: brigam, brigam, estão quase matando um ao outro. De repente, num entendimento, dão os braços e alegremente sentam numa pizzaria, numa mesa redonda, tomam cerveja, dão risada e então o clima muda. Talvez o uso político dessa expressão seja a usurpação indevida de algo que, no fundo, é muito agradável

Nenhum comentário:

Postar um comentário