segunda-feira, 1 de março de 2010

O sucesso de uma receita está em muitos detalhes que vão desde a escolha e preparação dos ingredientes até a finalização do prato. Veja algumas dicas que podem fazer a diferença na sua cozinha.

Aba de Filé
Peça de pouca utilização, pois é bastante rija e cheia de nervos. Normalmente, os açougues colocam-na à venda já moída.

2. Capa de filé
De textura desigual, coberta por uma espessa camada de gordura e de carne identificada por uma grossa cartilagem que divide a peça. É indicada para pratos com molho, de cozimento mais longo, para ensopados e picadinhos.

3. Ponta de agulha
É a carne que reveste as costelas do boi. Esses músculos são constantemente exigidos no trabalho de respiração do animal. Por isso são bastantes duros e dotados de fibras grossas e compridas. Seu uso ideal é em ensopados, cozidos e sopas.

4. Fraldinha
Corte pequeno, próximo do traseiro; por ser menos requisitado em termos de trabalho muscular, sua carne não é tão rija. As fibras são uniformes, o que facilita o corte em preparações como bifes de panela, ensopados e cozidos.

5. Cupim
Peça característica do gado zebu, conhecida em todo país pela sua utilização no churrasco. É rica em gordura entre as fibras, suculenta e de sabor típico. Excelente também para assados ou carnes de panela.

6. Rabo
Parte adequada para cozimento lento, como ensopados ou carnes de panela. Pode ser preparada em pedaços - separando-se as vértebras individualmente - ou numa só peça. Quando preparada com osso, o molho se torna mais saboroso e encorpado.

7. Acém
É o maior pedaço dianteiro. A carne é macia, bem marmorizada - o que possibilita cozimento longo sem ressecamento - e presta-se a muitas variações, como ensopados, picadinhos, cozidos, bifes de panela e carnes de panela recheadas e com molho.

8. Braço
Também chamado de "pá"ou "paleta". Embora mais musculosa que o acém, tem gordura e nervos suficientes para assegurar-lhe o sabor. Divide-se em três partes: o miolo do braço, a parte central e o peixinho. O braço permite a preparação de grande número de pratos.

9. Peito
Por sua espessura, largura e formato, é a melhor peça do dianteiro para fazer carne recheada enrolada. Além disso, a gordura superficial evita o seu resecamento durante o tempo de cozimento. É facilmente identificável pelo seu formato especial.

10. Pescoço
Continuação do peito, tem duas vantagens: o preço - é um dos cortes mais baratos do dianteiro - e as fibras bem irrigadas de gordura. Presta-se a preparações que exijam bons molhos, e dá ótimos resultados em ensopados, cozidos, picadinhos e carnes de panela.

11. Capa de filé
Peça de musculatura desenvolvida, saborosa e ideal no preparo de molhos, ensopados, carnes de panela e sopas. Ossobuco É o músculo com o osso - no interior do qual se encontra o tutano, cortado em fatias de 3 cm.

DICAS DE TEMPEROS..


Ervas, Pimentas e TemperosCom a capacidade de acentuar ou modificar o sabor dos ingredientes, os temperos desempenham um papel muito importante na culinária. Eles tornam os alimentos mais apetitosos, aumentando a secreção salivar e auxiliando o trabalho do estômago.

Maggi tem Fondor e Gril, modernas e práticas versões de temperos que combinam sal e outros condimentos na medida certa, podendo ser utilizados no preparo das receitas ou na mesa. Fondor, com sabor suave e aromático, é próprio para temperar carnes brancas, legumes e saladas. Gril é indicado principalmente para carnes vermelhas. O sabor suave e versátil de ambos combina perfeitamente com os temperos frescos. Veja como tirar o melhor proveito dessas deliciosas composições.

Alecrim
Conhecido como rosmaninho ou rosmarinho, é um aromatizante para aves, cordeiros, cabritos e peixes, em seus vários preparos - assados, grelhados ou cozidos. Também realça o sabor do molho de tomate, de vinagres e manteigas, croquetes de carne e legumes, sopas de galinha e peixe. No preparo do churrasco, pode-se colocar um raminho na churrasqueira para perfumar as carnes. Combinado com Fondor Maggi, o alecrim tempera massas, molhos de saladas, aves e peixes. E fica delicioso com Gril Maggi, nas carnes vermelhas, em ensopados e assados.

Endro ou Dill
Está presente em muitos pratos alemães e nórdicos. Com seu sabor suave, combina perfeitamente com Fondor Maggi para temperar peixes como o salmão e o badejo. Também é usado em queijos frescos e cremosos, nas receitas com iogurte, em omeletes, saladas de batata, pepinos, em picles e sanduíches. Como suas folhas são frágeis, deve ser colocado no final do preparo.

Hortelã
Com seu sabor e cheirinho refrescante, a hortelã marca presença principalmente na cozinha do oriente médio. Suas folhas são usadas para chá, em ensopados, molhos e saladas. Sempre que possível, opte por usar as folhas frescas. Tempere as carnes de carneiro, lombo ou vitela com Gril Maggi e no final, adicione as folhas de hortelã para incrementar o sabor e o perfume dos pratos. Para preparações leves como sanduíches e saladas como tabule, de pepino ou de grão-de-bico, use Fondor Maggi e a hortelã.

Manjericão
Originário da Índia, o manjericão conquistou a Europa, onde tem lugar garantido principalmente na cozinha italiana, no tempero de saladas, massas, omeletes e dando um sabor especial ao molho do tomate. É tambem a base do pesto, delicioso molho genovês. Suas folhas, muito delicadas, não suportam cozimento. Em geral, são colocadas no final do preparo ou no momento de servir o prato. Seu aroma perfumado e característico combina perfeitamente com Fondor Maggi no tempero de massas, molhos e pates.

Sálvia
Originária da região do Mediterrâneo, a sálvia marca presença em muitos pratos da cozinha francesa. É ótimo tempero para as carnes com sabor mais pronunciado como porco, vitela, coelho, pato e alguns tipos de peixes. Faz par perfeito com o alho e, combinado com Gril Maggi, é ótimo para marinar essas carnes.
Temperos Maggi e pimentas também fazem excelentes combinações. Provenientes de plantas originárias do continente americano, as pimentas foram levadas por Cristóvão Colombo para a Europa e difundidas em todo o mundo. As espécies mais conhecidas no Brasil são:

Dedo-de-moça ou chifre-de-veado
Este fruto vermelho, grande e comprido (cerca de 7 ,5 cm), tem a ponta levemente encurvada. Seu sabor picante mais suave, é ideal para pratos ensopados. Faz um delicioso par com Fondor Maggi no tempero de moquecas, caldeiradas, pirão de peixe, frangos e molho vinagrete.

Malagueta
O fruto é menor e também vermelho, quando maduro. Tem em média 3,5 cm de comprimento por 0,5 cm de largura. A malagueta é usada fresca ou seca, principalmente em molhos e na vinha d'alhos de carnes. Picante e com um sabor mais acentuado do que a dedo-de-moça, combina muito bem com Gril Maggi no tempero de carnes vermelhas como costela, cupim e pernil e com os molhos que as acompanham.

Dicas -
Congelando suas ervas
O congelamento altera um pouco a consistência das ervas mas, ainda assim, elas podem ser usadas em pratos cozidos, molhos e sopas. Para congelar, lave e seque bem os ramos das ervas. Em seguida, pique ou destaque as folhas, embalando-as em sacos plásticos.
Horta de temperos
Com uma pequena horta em sua casa, você pode ter ervas sempre fresquinhas à mão. E não precisa sequer de um grande quintal. Mesmo em um apartamento você pode ter ervas e temperos plantados em pequenos vasos ou em uma jardineira maior. A única exigência é que o local (cozinha, varanda ou mesmo área de serviço) seja bem iluminado e arejado.



Especiaria...

canela
Uma das especiarias mais antigas do mundo, a canela é largamente utilizada em doces e bebidas e até mesmo em peixes. Originária da Sri Lanka, antigo Ceilão, ela confere um perfume e um sabor bastante pronunciados.

Cardamomo
Com seu aroma pronunciado, o cardamomo é um dos ingredientes básicos da masala. Seus grãos podem ser mastigados após as refeições, tanto para facilitar a digestão como para refrescar o hálito.

Coentro em grão
De aroma pronunciado, o coentro em grão realça o sabor de legumes e carnes ensopadas, sendo um dos temperos mais presentes na cozinha indiana.

Cominho
Encontrado em pó ou em grão, é outro tempero muito usado para dar sabor a carnes ensopadas e legumes na culinária indiana. Picante e ligeiramente amargo, deve ser usado com parcimônia, para evitar que seu sabor se sobreponha ao sabor dos demais temperos.

Cravo-da-Índia
Doce e ao mesmo tempo picante o cravo-da-índia é muito usado no preparo de molhos, assados, conservas e doces.

Cúrcuma
Também conhecida como açafrão-da- índia ou tumerique, a cúrcuma é uma raiz da mesma família do gengibre.

Gengibre
Usado em pratos doces e salgados, o gengibre é uma raiz de sabor picante. Pode ser consumido seco, fresco, cristalizado ou em conserva.

Mostarda
Seu sabor picante e seu aroma marcante dão um toque especial no preparo de molhos para saladas, além de carnes, aves e legumes. Pode ser encontrada em sementes ou moída.

Noz-Moscada
Graças a seu sabor peculiar, a noz-moscada dá personalidade a uma variedade de pratos a base de carne, além de bolos e tortas.

Pimenta-do-Reino preta
Pode ser usada sobre carnes, peixes e frangos antes de grelhar ou no final do preparo de legumes e verduras.usado para fazer molho tambem



Tipos de Arroz...

Arroz Longo
É a experiência que conta na hora da escolha do arroz. Existe uma imensa variedade de marcas, tipos e qualidades de grãos e em geral só descobrimos a verdadeira qualidade do arroz após o primeiro uso ou o primeiro insucesso.

Arroz Malekizado
Os grãos mais maduros do arroz polido são melhores do que os mais novos, obtendo-se um arroz cozido mais solto e com grãos mais inteiros.

Arroz Médio
Tanto o arroz integral como polido ou branco, são classificados conforme o tamanho do grão em longo, médio ou curto. Cada um destes tipos tem ainda uma outra classificação de acordo com a quantidade de grãos quebrados que estão misturados.

Arroz Integral
No momento da compra prefira o arroz de grãos longos ou médios e com a menor quantidade de quebrados. A cor dos grãos também é um indicativo de qualidade e, ao contrário do que às vezes se pensa, o arroz de grãos muito brancos é o que mais empapa, além de ter um valor nutritivo inferior. A cor pérola indica o melhor arroz.

Arroz Arbóreo
Qualquer que seja sua forma de apresentação, o arroz é um dos alimentos mais populares em todo o Brasil. Na mais tradicional combinação, arroz e feijão, ou acompanhando legumes, carnes, verduras, queijos e ovos. Pode ser cozido no leite de coco e ser usado como sobremesa


Ovos CozidosOs ovos cozidos não devem ser congelados, pois adquirem consistência borrachuda.

Frutas oleaginosasAs frutas oleaginosas como castanhas, nozes, amendoim etc. podem ser congeladas com ou sem casca. Para o consumo devem ficar 4 horas em temperatura ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário