Como cortar bolos para rechear
Use uma faca serrilhada de bom corte para dividir a massa ao meio, tomando o cuidado de manter as duas partes simétricas.
Utilizar uma linha fina e resistente, como fio dental ou cordonê, é um modo bastante prático de dividir a massa. Passe o fio por toda a volta, cruze as extremidades e puxe devagar e firmemente até que chegue ao meio
Informações sobre:
Manga
Corte as laterais da manga e, com uma faca, faça quadradinhos na polpa. No momento de servir, vire a polpa para fora, fazendo os quadradinhos "saltarem".
Melão
Corte o melão em fatias, divida a polpa em talhos mais ou menos do mesmo tamanho e desloque-os como na foto. Se desejar, sirva com um molho feito com uma lata de Creme de Leite Nestlé, batido com 3 colheres (sopa) de mel.
Abacaxi
Corte o abacaxi em fatias, desprenda o miolo e desloque-o ligeiramente para cima. Coloque cada fatia em um prato e cubra com o seguinte molho: 1 pote de Iogurte Natural Nestlé, 2 colheres (sopa) de açúcar e raspas de limão a gosto. Decore com folhas de hortelã.
Como fazer calda de caramelo
Em uma panela grande, coloque 1 xícara (chá) de açúcar. Leve ao fogo baixo, deixando derreter suavemente.
Quando estiver bem dourado, junte meia xícara (chá) de água fervente e mexa com uma colher de pau. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar.
Forre com esta calda uma fôrma com furo central (19 cm de diâmetro).
Despeje a mistura preparada (pudim, por exemplo) até no máximo 3 dedos abaixo da borda da fôrma caramelizada.
Desenforme num prato de servir de bordas ligeiramente altas para que a calda não escorra. Se as bordas permanecerem grudadas, afaste-as delicadamente com as mãos ou com a ponta de uma faca, para o ar penetrar e o pudim desprender
Como fazer marshmallowA proporção de ingredientes do marshallow pode variar de acordo com a receita. Entretanto, temos uma, básica:
- 1 xícara (chá) de açúcar
- Meia xícara (chá) de água
- 2 claras
Leve ao fogo baixo o açúcar com a água, misturando de vez em quando até ferver. Aumente o fogo e não mexa mais, pois assim você evita que a calda cristalize.
Ferva até obter uma calda em ponto de fio. Para saber se o ponto correto, pegue uma porção da calda com uma colher e despeje. Ao cair, a calda deve formar um fio, ao invés de gotejar.
Bata as claras em neve firme. O ponto é quando a pá da batedeira forma ondas nas claras batidas. Vá despejando lentamente a calda ainda quente sobre as claras, sempre com a batedeira ligada.
Não tem perigo, a batedeira suporta o calor. O objetivo é que o calor da calda cozinhe as claras e torne a espuma mais resistente e para que se mantenha aerada por bastante tempo.
Continue batendo até a mistura esfriar e adquirir a consistência. Quanto maior o tempo de batimento, maior a firmeza do marshmallow.
Caso deseje acrescentar raspas de limão ou laranja, ou mesmo corantes para decorar, esse é o momento mais adequado.
Para coberturas de bolo, não é necessário bater muito, pois a consistência cremosa é mais adequada. Para saber se está no ponto, veja se está bem cremoso e formando picos, ao ser puxado com um garfo. As bordas da tigela da batedeira ainda estarão quentes, mas suportáveis ao contato com a mão.
Para recheios como o dos dan-tops, onde é preciso um pouco mais de firmeza, bata um pouco mais. As bordas da tigela da batedeira ainda estarão mornas, mas quase frias.
Viu como é fácil? Seu marshmallow está delicioso e pronto para ser usado na sua receita.
Como fazer massa de biscoito para torta
Triture os biscoitos no processador de alimentos ou liquidificador usando a tecla pulsar, até formar uma farofa grossa.
Acrescente a manteiga e misture até que a massa se torne homogênea.
Despeje a mistura numa fôrma (refratária ou própria para torta). Forre o fundo e as laterais, pressionando com o auxílio de uma colher.
Como fazer mousse de limão...
Comece a mousse colocando o Leite Moça em uma tigela de bordas altas para ficar mais fácil o manuseio, evitando que a mistura transborde. Junte o suco de limão (aproximadamente ½ xícara), despejando diretamente sobre o Leite Moça.
Com o auxílio de uma espátula ou colher de pau, misture bem o Leite Moça e o suco de limão até que a mistura fique bem integrada.
Você vai observar a mudança na consistência do Leite Moça, que reagindo ao ácido do limão ficará bem consistente. Estará no ponto quando ao se levantar a espátula o creme estiver bem firme.
Junte então as raspas de limão, que darão um sabor especial e uma aparência delicada à mousse.
As claras dão leveza à mousse. Por isso devem ser bem batidas, até levantar picos firmes e pontudos.
Comece misturando as claras delicadamente, para evitar que o ar incorporado se perca. Utilize uma espátula de borracha tipo "pão-duro" que facilita muito o seu trabalho.
Uma boa incorporação é conseguida com movimentos circulares de baixo para cima, até que a mistura fique homogênea.
A mistura estará pronta quando estiver com uma consistência de espuma: leve e fofa.
Como fazer ovos nevados..
Ao separar as claras das gemas, certifique-se de que as claras não contêm nenhum vestígio de gema. Para evitar que lascas da casca do ovo rompam a película da gema, despeje-o na palma da mão e abra levemente os dedos para que a clara escorra por entre eles. Bata as claras em neve firme.
Para dar sabor às claras e deixá-las mais firmes, junte um pouco de açúcar, previamente peneirado e colocado às colheradas. Pegue porções de clara com uma colher grande e empurre-as com o auxílio de uma espátula de plástico, despejando no leite quente.
Mantenha o fogo bem baixo, controlando a temperatura para evitar que o leite ferva. Assim, o leite não entorna e as bolhas não desmancham as claras. Deixe as porções de clara cozinharem no leite por cerca de 2 minutos.
Vire cada porção com o auxílio de uma escumadeira. Faça movimentos precisos e delicados para evitar que as claras quebrem ou desmanchem. Continue controlando a temperatura do leite e deixe que as claras cozinhem do outro lado.
Retire cada porção com uma escumadeira e coloque numa compoteira ou tigela de vidro. Depois, passe o leite usado numa peneira e prepare com ele um creme.
Peneire as gemas para eliminar a membrana chamada calaza. Acrescente um pouco do leite e a baunilha. Misture bem. Isso facilitará o preparo do creme, deixando-o liso e sem "fiapos" de gema.
Despeje essa mistura no leite. Faça-o aos poucos, fora do fogo e mexendo sempre, para evitar que talhe. Leve a mistura ao fogo bem baixo, mexendo sempre com uma colher de pau até ficar um creme aveludado.
Junte as raspas de limão e despeje o creme sobre as claras cozidas. Leve à geladeira para servir bem gelado. Querendo, polvilhe canela em pó.
Como fazer panetone..
Prepare a massa de fermentação: Esfarele numa tigela funda o fermento biológico. Junte 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Faça um furo na lata de Leite Moça para conseguir medir 3 colheres (sopa) para a massa de fermentação. Acrescente 3 colheres (sopa) de água morna e misture até obter uma massa de consistência rala (semelhante à massa de panqueca).
Cubra com filme plástico e deixe descansar em lugar protegido e aquecido. Nos dias frios e úmidos, aqueça o forno por 5 minutos, desligue e coloque a massa, coberta com um pano, dentro do forno para crescer melhor. Dessa massa vai depender a textura do panetone. Ela deverá crescer antes de serem misturados os ingredientes restantes.
Ponto de fermentação da massa: Depois de 20 a 30 minutos, a massa dobra de volume. Está na hora de preparar a massa do panetone.
À parte, bata a manteiga em creme. Junte o Leite Moça, aos poucos, sem parar de bater, até que fique uma mistura fofa e homogênea. Reserve.
Com um batedor de arame ou batedeira, você consegue bater os ovos e transformá-los numa espuma fofa e clara. Junte o sal e as raspas de limão. Acrescente a massa de fermentação com uma colher de pau ou espátula.
Adicione, aos poucos, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada, mexendo sempre após cada adição.
Ao juntar o creme de manteiga, a massa fica mais fluida e macia, permitindo a incorporação de mais farinha.
Acrescente à massa, aos poucos, cerca de 3 xícaras (chá) de farinha, mexendo sempre, com uma espátula de madeira, após cada adição. A massa ficará consistente e elástica e estará no ponto para descansar até dobrar de volume. Cubra com filme plástico. Depois de 2 horas, descansando em lugar protegido e aquecido, a massa terá dobrando de volume. Estará fofa e leve e, ao ser pressionada, ficará com a marca dos dedos.
Está na hora de pôr a mão na massa. Passe-a para uma superfície lisa e enfarinha. Faça movimentos circulares com a massa para ir incorporando farinha até desprender das mãos: junte de ½ a 2 xícaras de farinha. O que vai determinar essa quantidade é: o tamanho dos ovos, a qualidade da farinha, o tamanho da xícara (chá) etc. É importante que você inicie essa receita com 1 kg de farinha peneirada e deixe sobrar de ½ a 1 xícara, que não entrará na receita. Nunca ultrapasse 1 kg, senão você terá uma massa pesada e dura.
Chegou a hora da operação mais importante da receita: sovar a massa. Dobre a massa ao meio em sua direção e depois estique. O resultado da textura depende da pressão exercida pelas mãos.
Junte a massa e torça ligeiramente. Sove fazendo movimentos de maneira ritmada. Atire, de vez em quando, a massa sobre a superfície da mesa. Quando não grudar mais nas mãos ou na mesa, estará pronta.
Abra a massa com as mãos, até formar um retângulo de aproximadamente 30cm x 40cm.
Espalhe sobre a massa a fruta cristalizada picada e a uva passa escorrida. Enrole a massa e amasse-a mais um pouco para que a fruta cristalizada se espalhe bem.
Escolha o tamanho da fôrma que mais lhe agradar (500g, 750g ou 1Kg), ou então, use a própria lata do Leite Moça como fôrma. Com isso, você terá de 12 a 13 minipanetones para presentear toda a família.
A massa não pode ultrapassar 2/3 da fôrma. Deixe um espaço para o crescimento. Em lugar protegido e aquecido, você não precisará de mais do que 30 minutos para que a massa chegue até as bordas. Depois, faça 2 cortes em cruz na superfície, utilizando um estilete ou uma tesoura de cozinha. Neste caso, faça 2 piques em cruz na superfície do panetone. Pincele com as gemas batidas com Nescafé. Asse em forno médio (180ºC) por 15 minutos. Abaixe a temperatura do forno para 150ºC e asse por mais 45 minutos, totalizando aproximadamente 1 hora de forno
Como fazer panquecas...
Da proporção entre farinha, ovos e leite dependem a textura das panquecas. Esses ingredientes devem estar combinados de forma a produzir uma panqueca flexível e bem fina. Também é importante que estejam bem misturados.
Use um batedor de arame para integrar melhor os ingredientes. Comece misturando pelo centro e vá juntando o leite aos poucos. O tamanho dos ovos pode interferir na consistência da massa. Caso isso aconteça, junte um pouco mais de leite.
Erguendo uma porção da massa, se ela cair em fio grosso e homogêneo estará no ponto. Outra forma de reconhecer o ponto consiste em mergulhar na massa uma colher de pau. Ela deve ficar toda coberta pela massa.
O uso de uma frigideira é fundamental. Ela deve ser bem grossa, de ferro, podendo ser também de material antiaderente. O diâmetro da frigideira vai determinar o tamanho das panquecas.
Para as primeiras panquecas, a frigideira deve estar bem quente e levemente untada. Com o auxílio de uma concha, coloque a massa em quantidade suficiente apenas para recobrir o fundo da frigideira
Espalhe bem a massa inclinando rapidamente a frigideira, num movimento giratório para que ela se espalhe por igual. Todo esse movimento deve ser rápido para que a massa se espalhe por toda frigideira, resultando numa massa bem fina.
Em menos de 1 minuto a massa adquire consistência e a lateral começa a se soltar da frigideira. Vire, então, a panqueca sacudindo a frigideira com um movimento rápido para cima. Deixe por mais 1 minuto para a massa assar do outro lado
Quando os dois lados da panqueca estiverem assados, retire e mantenha aquecida até o momento de rechear.
Como fazer pavê...
Em uma panela de fundo largo, misture as gemas, o Leite Moça, a maisena e o leite.
E leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar. Para não formar película sobre o creme, cubra-o com papel de alumínio bem rente à superfície.
Umedeça metade dos biscoitos na mistura de água e vermute e disponha-os em um recipiente retangular (20x30cm). Caso prefira, ao invés de água com vermute, use apenas leite ou água fervida com cravo e um pau de canela
Sobre os biscoitos, espalhe o creme de gemas e, em seguida, coloque o restante dos biscoitos umedecidos.
Bata as claras em neve firme, junte o açúcar e bata mais um pouco, até formar picos firmes. Despeje o Creme de Leite. Para uma consistência mais firme, você pode retirar o soro do creme.
Para que a mistura fique fofa e aerada, faça movimentos delicados de baixo para cima, incorporando o creme de leite de forma suave, para que o ar incorporado pelas claras não se perca
Por último, espalhe a cobertura com o auxílio de uma espátula. Para manter uma textura aerada, faça movimentos suaves nessa etapa também.
Decore com raspas de chocolate e açúcar de confeiteiro. Para espalhar o açúcar de maneira mais uniforme,utilize uma pequena pequena. Leve à geladeira por cerca de 4 horas.
Como fazer rocambole...
Forre uma assadeira com papel-manteiga e unte bem o papel. Assim você terá certeza de que o rocambole não vai colar nos cantinhos da assadeira.
Ao despejar a massa na assadeira, espalhe-a por igual para que cresça de maneira uniforme.
Cuide para que a massa fique aproximadamente 3 cm abaixo das bordas da assadeira, para evitar que derrame durante o cozimento. Para tanto use uma assadeira de 40 x 30 cm.
Para saber se já está pronta, espete um palito na massa, que deve sair seco. Retire o bolo do forno assim que estiver pronto.
Para desenformar, estenda um pano de prato seco, cubra-o com papel-manteiga e polvilhe com açúcar.
Desenrole o rocambole, retire o papel que está sobre a massa e espalhe o recheio de maneira uniforme.
Enrole o rocambole já recheado com o auxílio do papel que ficou por baixo da massa.
Coloque o rocambole no prato de servir e, com o auxílio de uma peneirinha, polvilhe açúcar refinado sobre o rocambole. Você conseguirá uma cobertura delicada que poderá ser guarnecida com passas, cerejas, coco ralado.
Como moldar o chocolate...
Despeje com uma colher apenas um pouco do chocolate derretido na fôrma até fazer uma camada bem fina. Segure a fôrma pelas extremidades, evitando transmitir o calor da mão para a massa temperada
Incline a fôrma e raspe a superfície plana com uma espátula. Cubra com papel-manteiga ou alumínio e leve à geladeira por 5 a 10 minutos, com a cavidade voltada para cima.
Retire a fôrma da geladeira e coloque mais chocolate, formando uma camada mais grossa. Não esqueça de girar a fôrma ou de usar uma colher para espalhar o chocolate por igual.
Repita a operação retirando o excesso com a espátula. Cubra a fôrma e leve-a novamente à geladeira, com a cavidade ara voltada para baixo. Após 5 a 10 minutos, verifique se o fundo da fôrma está com cor opaca ou branca e retire-a da geladeira.
Para tirar o chocolate da fôrma, vire-a de cabeça para baixo sobre uma superfície lisa para que o chocolate se desprenda.
Informações sobre:
Congelamento Dicas Culinárias Uso do MicroondasCongelamentoDicas CulináriasUso do Microondas Uso do MicroondasOs alimentos processados no microondas continuam a cozinhar por ação do calor interno, depois de retirados do forno. Assim quase todas as receitas indicam tempo de descanso para que o alimento continue cozinhando.
As receitas sempre indicam os níveis de potência na qual o alimento deve ser cozido. Alta (ou 100 %), média alta (ou 70%), média (ou 50%) média baixa (ou 30%) e baixa (ou 10 %). Os tempos indicados nas receitas não são exatos já que as potências dos fornos podem variar de acordo com a marca ou modelo.
As batatas podem ser cozidas em fornos de microondas sem água. Para isso, lave-as e com um garfo perfure a casca antes de colocá-las no microondas.
As salsichas e outros alimentos revestidos por película devem ser perfurados antes de cozidos.
Utilize filme plástico para microondas para cobrir recipientes sem tampa. Lembre-se de deixar uma abertura para a ventilação.
BananaA banana só poderá ser congelada se for frita, cozida ou em pasta
Nenhum comentário:
Postar um comentário