quinta-feira, 13 de maio de 2010

DICAS IMPORTANTE PARA UM BOM BOLO..

Preparando os recheios e coberturas de bolo

Até os mais simples bolos se transformam em grandes super-receitas quando recebem um delicioso recheio. E se tiverem um acabamento caprichado, melhor ainda, pois podem até virar bolo de festa. Branquinho, brigadeiro, leite condensado, doce de leite são algumas sugestões que podem incrementar a sua receita. Ah, importante: o bolo deve estar completamente frio para receber recheio ou cobertura.
Recheios:
Brigadeiro
Beijinho de coco
Creme de chocolate
Creme zabaione
Doce de abóbora caseiro
Doce de leite cremoso
Leite condensado light
Ovos moles queimados de beira
Taiada

Coberturas:
Calda de caramelo
Calda de chocolate
Cobertura de chocolate
Creme de chantilly
Glacê real
Fios de ovos
Fondant
Marshmallow
Massa americana
Merengue para bolos



bolos deliciosos pra preparar..

Separamos alguns dos bolos mais tradicionais para você preparar e para os mais moderninhos, ou que não dispensam o uso do microondas, também damos algumas sugestões bem deliciosas. Bom apetite!
Tradicionais
Bolo de cará e nozes
Bolo branco com goiabada
Bolo brigadeiro
Bolo cremoso de milho
Bolo de café com chocolate
Bolo de cenoura
Bolo de chocolate e amêndoas (foto)
Bolo de chocolate especial
Bolo de fubá
Bolo de laranja
Bolo divertido de chocolate
Bolo floresta negra
Bolo mesclado
Bolo quente de maçã
mais receitas




Especiais para microondas
Bolo areia
Bolo de coco queimado
Bolo de especiarias e mel
Bolo de frutas
Bolo de laranja com limão
Bolo fofinho
Bolo sensação



pão de ló..

Pães-de-ló e biscuits são as bases da maioria dos bolos, sejam eles musses ou não, e parte importante das receitas básicas de um chefe de confeitaria, as quais ele deve conhecer e manejar com maestria; caso contrário, afetará não só o sabor, como também dificultará a montagem e a decoração.
Cada profissional tem suas preferências de sabor e textura, mas as técnicas envolvidas na preparação, utilização e armazenagem são as mesmas. Basicamente, os ingredientes envolvidos são os que nenhum confeiteiro pode viver sem: ovos, farinha e açúcar.

Em alguns casos, manteiga, amido de milho, cacau em pó e essências também são necessários, cada qual com sua função específica dentro da receita. O importante é saber para que serve cada um deles e como utilizá-los da melhor maneira possível, para conseguir um produto final impecável e um mínimo de desperdício.





Pão-de-ló e biscuit: matéria-prima necessária




Vamos saber para que serve cada ingrediente e como utilizá-los no preparo dos pães-de-ló e biscuits:
Ovos
São um elemento estrutural, uma vez que durante o processo de forneamento suas proteínas se coagulam, endurecendo e dando suporte à massa, para que esta se mantenha firme. Podemos substituir os ovos pelo mesmo peso em gemas ou claras, resultando em uma massa mais densa, amarela e de pequenos poros, caso a troca seja por gemas e o inverso, se por claras.

Outro ponto importante é o de que os ovos devem estar em uma temperatura próxima a 23°C para que se consiga o maior volume possível na batedeira. Ovos gelados resultarão em uma massa com menos volume, conseqüentemente mais baixa e pesada. No caso de claras somente, a tigela da batedeira deve estar isenta de qualquer vestígio de gemas e/ou gordura, pois os lipídios prejudicam o desenvolvimento da albumina, diminuindo consideravelmente o volume final na neve.

Açúcar
Deve-se utilizar, preferencialmente, açúcar refinado ou de confeiteiro, pois dissolve mais facilmente. Deve-se misturá-lo aos ovos apenas no momento de começar a bater, caso contrário o açúcar vai cozinhá-los quimicamente, deixando a massa cheia de pequenos grumos. Lembre-se de que o açúcar, além de adicionar sabor e aroma ao bolo, também é um elemento de coloração, uma vez que durante o forneamento carameliza e deixa aquela aparência dourada.

Farinha de trigo
É, também, um elemento estrutural do bolo. Quando a farinha da massa entra em contato com o calor, seu amido gelatiniza, endurecendo e dando suporte ao restante da massa. Se o seu bolo estiver muito pesado, diminua a quantidade de farinha (conforme explicaremos a seguir) ou procure uma farinha com menor teor de glúten.

A farinha de trigo deve sempre ser peneirada antes de ser incorporada à massa, para retirar eventuais partículas estranhas, mas, principalmente, para deixá-la mais solta e mais fácil de ser misturada durante o preparo. Se for utilizar cacau em pó na massa, peneire-o juntamente com a farinha de trigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário