segunda-feira, 7 de junho de 2010

DICAS A

DICAS DO LEITE DE COCO

Quando o leite de coco em vidro estiver com a consistência alterada, endurecido, pode ser devido a variação de temperatura. Basta colocar o vidro em um pote com água morna por cerca de 20 minutos e voltará a consistência normal.


Hidratação

coco ralado Para hidratar : Para cada 100 grs de coco ralado utilizar 1 xícara de água morna por aproximadamente 30 minutos. A água pode ser substituída pelo leite de coco.


Maionese saborosa
Acrescente uma fatia de laranja ou limão em sua maionese. Você vai notar que o prato ficará menos gorduroso e mais aromático.


Mel - se cristalizar...
Se o mel cristalizar, derreta-o segurando o pote sobre uma tigela com água quente por 5 minutos. Depois, gire o pote algumas vezes até o mel ficar líquido e claro.



Laranja com mais suco
Para extrair mais suco das laranjas, antes de espremê-las coloque-as por cinco minutos mergulhadas em água quente.


Dicas
Kiwi - facíl de descascar
Se tiver dificuldade para descascar um kiwi, mergulhe-o em água fervente por 30 segundos depois tente descascá-lo novamente.



Batatas Assadas Crocantes
Para batatas assadas crocantes e douradas, descasque-as e corte-as em fatias finas horizontais, sem chegar até o fim. Pincele com óleo, polvilhe com sal e asse em forno quente por 30 ou 40 minutos. Esse jeito de prepará-las é conhecido como nervuras.



Gratinados mais Crocantes
Para dar aos pratos gratinados uma superfície mais crocante, misture um pouco de farinha de rosca ao queijo ralado.



Carne Assada com uma Cobertura Crocante e Saborosa
Quando assar um pedaço de carne inteiro, nos últimos 30 minutos, faça uma mistura de migalhas de pão com azeite e ervas frescas picadas, cubra a carne e deixe dourar no forno. Ficará com uma cobertura crocante e saborosa.



Corte da Carne
Para facilitar o corte da carne, coloque-a no congelador alguns minutos antes. Fatie no sentido das fibras, para que o bife fique macio.




Preparo
Bolo sempre fresco
Para manter o bolo sempre fresquinho, é só embrulhá-lo em papel transparente, junto com um pedaço de maçã.


Preparo
Gelatina mais saborosa
Ao invés de fazê-la em água, use a mesma medida pedida na receita de leite.




Abatumado - Diz-se do pão ou bolo que não cresceu por falta de fermentação da massa. Também é chamado de empedrado, achatado. Abetumado.
Abrir a massa - Significa abaixá-la passando por cima o rolo de macarrão até que fique na espessura desejada.
Acarajé - Bolinho frito da culinária baiana, de origem africana feito com feijão-fradinho, azeite-de-dendê, temperado com cebola e sal, é servido com molho de pimenta e camarão seco. É uma das iguarias muito conhecidas na Bahia onde é servido na rua, preparado pelas baianas trajadas a caráter.
Aceto - Vinagre em italiano.
Açafrão - Planta de origem oriental, é uma especiaria com aplicação generalizada em culinária. O pó preparado com os estigmas dessa planta tem cor amarelo forte e é utilizado como corante, tempero de gosto e perfume delicados e também como medicamento. Como especiaria interfere diretamente no aroma das comidas, além de emprestar aos alimentos sua cor característica. É indispensável no arroz à valenciana, arroz pilaf e na paella. O açafrão (açafrão falso) também é preparado com urucu (urucum). O açafrão é conhecido na Espanha como azafran, na França e Alemanha como safran, na Inglaterra como saffron e na Itália como zafferano.
Açúcar Cristal - Açúcar não-refinado cujo processo de produção acaba na fase de cristalização. Contém de 98 a 99% de sacarose.
Açúcar de Baunilha - Açúcar refinado misturado com pó de baunilha, "Essência de baunilha", utilizada em confeitaria e doçaria para dar gosto aos alimentos.
Açúcar de Confeiteiro - Açúcar refinado bom fino e claro. Pó de açúcar super-refinado e adicionado amido pra evitar a formação de cristais, utilizado basicamente em confeitaria.
Açúcar Impalpável - Esse tipo de açúcar geralmente é feito com açúcar de confeiteiro moído com maisena. Você pode fazer em casa: é só bater no liqüidificador o açúcar de confeiteiro e acrescentar a maisena. Para cada 500g de açúcar, utilize 3 colheres (sopa) de maisena.
Açúcar Mascavo - O açúcar antes de ser refinado é amarelo-escuro. É conhecido como mascavo ou mulatinho. É um açúcar úmido, escuro e grosseiro, mas contém muito ferro, que com o processo de refino é eliminado em grande parte.
Açúcar Queimado - Coloque o açúcar em uma fôrma ou frigideira e deixe em fogo baixo até ficar dourado. Junte a água e deixe o açúcar queimado derreter, sem mexer.
Aguardente - Bebida preparada pela destilação de diversos frutos, cereais, raízes e sementes, de elevado teor alcoólico. Serve para compor outras bebidas, tais como: coquetéis, drinks, e receitas culinárias. O mesmo que cachaça.

Aipim - O mesmo que mandioca. Conforme a região do Brasil é conhecida por nomes diversos: macaxeira, mandioquinha, mandioca-mansa, mandioca-doce e outros. Existe a mandioca branca e a mandioca amarela.
Aipo - Erva da família das umbelíferas, cujas folhas, muito odoríferas, são utilizadas em sopas, saladas, molhos, etc. Na alimentação, são utilizadas as folhas frescas ou secas, os talos e as raízes. Há variedade com raízes grossas e comestíveis, tais como aipo-de-rábano, aipo-gigante, aipo-de-cabeça e salsão.
Al dente - Colocar a massa em água fernvente, sal e um fio de óleo até cozinhar, mas deixando que ela esteja ainda consistente ao ser mordida.
Alcaparra - Botão ainda não aberto da flor da planta do mesmo nome (capparis spinosa) que é um arbusto espinhento originário da Ásia. Já se compra preparada com vinagre e sal, avulsa ou em vidros. É empregada em várias receitas para identificar ou melhorar o sabor. As flores menores costumam ter um paladar mais forte e saboroso e, medem cerca de três milímetros e são chamadas de nonpareilles.

Alho-Poró - Tem aspecto semelhante a uma cebolinha verde gigante. Dá gosto especial a assados e sopas, pois tem sabor delicado e levemente adocicado. Também conhecido como alho frances. É rico em vitaminas A e B, hidrato de carbono, proteínas e minerais: ferro, fósforo e cálcio.
Almeirão - Existe na Europa, norte da África e em partes a Ásia onde nasce espontaneamente. No Brasil é cultivado. É uma hortaliça da mesma família da chicória e da alface, com folhas mais estreitas e alongadas recobertas de pêlos e de sabor mais amargo, sendo esse o motivo de ser chamada de chicória-amarga em certos lugares. Também conhecida como chicória.
Amanteigados - Biscoitos preparados à base de manteiga e açúcar.
Apurar - Deixe o molho por mais tempo no fogo para engrossar.
Araruta - É uma erva arbustiva de origem ignorada, provavelmente do Brasil, que produz frutos com sementes vermelho-claras e rizomas (caule subterrâneo) que ralado fornece uma fécula branca, nutritiva, excelente alimento principalmente para crianças. É um amido e, como a maisena, é empregada na fabricação de biscoitos ou para substituir parte da farinha de trigo nos bolos para deixá-los mais leves ou para engrossar caldos e mingaus.
Arroz Arbóreo - Tem grãos grandes e grossos, brancos e arredondados, também conhecido por arroz italiano.
Arroz Integral - Arroz que não passou por um processamento industrial. Mantém alto teor de vitaminas e sais minerais porque dele só é retirada a película externa da casca, sem ter um polimento completo.
Arroz Parboilizado - É o arroz que antes do descascamento e polimento é submetido a um tratamento hidrotérmico denominado parboilização. A palavra parboilização deriva da expressão em inglês parboiled, aglutinação de partial com boiled, dando idéia de cozimento parcial que ocorre no cozimento industrial.
Aspargo - Planta da família das liláceas, com brotos carnosos, comestíveos e cujas folhas são amarelo-esverdeadas.Os turiões de aspargos são emcontrados in natura ou em conserva e de grande utilização culinária. Existem os aspargos roxos, os brancos e os verdes. São ricos em vitaminas A, B e C além de proteínas, minerais e ferro.Também chamado de espargo.

Azeite de Oliva - Azeite de oliva constituído por uma mescla de azeite de oliva refinado e azeites de oliva virgens, cuja acidez livre, expressada em ácido oléico, não poderá ser superior a 1,5g por 100g.
Azeite de Oliva Virgem - Azeite obtido unicamente das azeitonas através de procedimentos físicos ou mecânicos, em condições que não alterem sua acidez e que não tenham recebido qualquer tipo de tratamento (lavagem, decantação, centrifugação ou filtragem).
Azeite-de-dendê - Azeite extraído do coco dendezeiro, muito usado nas receitas baianas como o vatapá, caruru, efó e outros. É também chamado óleo de palma ou azeite-de-cheiro. Na Bahia, as folhas do dendezeiro queimadas servem para defumar camarão. Em africano é chamado de epô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário