segunda-feira, 29 de março de 2010

RECEITAS DA CULINARIA GAÚCHAS

Ambrosia de laranja


1 COLHER (chá) de raspas de laranja
3 copos (americano) bem cheios de açúcar
1 copo (americano) de suco de laranja
1 litro de leite
6 ovos


Bater bem todos os ingredientes, usando o liqüidificador. Colocar em uma panela alta e deixar cozinhar até empelotar, mexendo suavemente, mas sem parar. Parar de mexer, reduzir o fogo e mantenha a fervura baixa por 1 hora. Deixar esfriar, passar para uma compoteira e servir gelado.


AMBROSIA


1 lata de leite condensado
½ litro de leite
4 ovos


Colocar o leite condensado e o leite numa panela grande de fundo largo. Levar ao fogo e deixar ferver. Bater as claras em neve. Acrescentar as gemas uma a uma e, continuar batendo até que fique bem leve. Juntar essa mistura ao leite fervente e deixar cozinhar em fogo baixo. Quando a parte de baixo estiver cozida e firme, cortar em pedaços com ajuda de uma escumadeira. Virar os pedaços, para que cozinhem por igual. Retirar do fogo e colocar em uma tigela. Servir gelado.


ARROZ CARRETEIRO


2 COLHER (sopa) de banha
5 XICARA de água fervendo
2 XICARA de arroz
800 gramas de charque picado
2 dentes de alho picado
tempero verde a gosto
1 cebola


Colocar com antecedência o charque de molho, trocando a água por várias vezes. Refogar o alho e a cebola na banha e juntar o charque picado. Acrescentar o arroz e fritar bem, mexendo sempre. Adicionar a água e abaixar o fogo. Na hora de servir colocar por cima tempero verde picadinho.



ARROZ CARRETEIRO DE FRIGIDEIRA


3 de Arroz
700 gramas de carne suína
700 gramas de carne bovina
2 tabletes de caldo de carne
50 gramas de queijo ralado
2 dentes de alho
1 molho de salsa
1 cebola
2 ovos


Fritar a carne suína cortada em cubos. Deixar dourar bem. Só então acrescentar a carne bovina também cortada em cubos. Com as carnes douradas, adicionar a cebola e o alho picados. Misturar bem. Deixar fritar um pouco a cebola e o alho e adicionar o arroz por cima de tudo. Não misturar. Dissolver os tabletes de caldo de carne em 12 xícaras de água fervendo e acrescentar metade à frigideira, distribuindo em cima do arroz. Deixar cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Temperar com sal e pimenta-do-reino. Misturar com cuidado. Se for necessário, acrescentar mais caldo ou água quente. O arroz deve ficar macio e graúdo. Aí está pronto o carreteiro de frigideira. Cozinhar os ovos em água até ficarem bem cozidos. Descascar e cortar em pedaços. Misturar à salsa e ao queijo ralado. Com o carreteiro pronto, espalhar a mistura em cima de tudo e servir em seguida


ARROZ DE CHINA POBRE


500 gramas de arroz
500 gramas de lingüiça
600 ml de água quente
30 ml de óleo
sal a gosto


Cortar a lingüiça em rodelas grossas e dourar em óleo quente. Acrescentar o arroz, mexendo bem. Adicionar a água. Provar e verificar o tempero. Se desejar, acrescentar pimenta. Tampar a panela e abaixar o fogo. Quando a água secar, estará pronto. O arroz pode ser servido com salsa, cebolinha e ovos cozidos bem picados.


ARROZ DE LEITE MODA GAÚCHA


2 de arroz
2 XICARA de açúcar
4 XICARA de água
1 COLHER de manteiga
canela em pó para polvilhar
canela em pau
1 litro de leite


Levar ao fogo em uma panela a água e a canela em pau até ferver. Acrescentar o arroz e deixar cozinhar até quase secar. Em outro recipiente colocar o leite a manteiga e o açúcar, levar ao fogo até ferver. Quando o arroz estiver quase seco, acrescentar o leite fervendo, mexer bem. Estará pronto quando o arroz estiver bem macio. (cerca de 30 minutos) Pode-se acrescentar a esta receita depois de desligar o fogo: 1 lata de leite condensado, ou 1 vidro de leite de coco, ou 100 gramas de coco ralado, conforme o gosto de cada um.


BOLO DE MILHO


1 COLHER (sopa) de fermento em pó
3 COLHER (sopa) de manteiga
1 pacote de coco ralado ou queijo ralado
3 copos de milho picado
1 e ½ copos de açucar
1 copo de leite
3 ovos inteiros


Bater todos os ingredientes no liquidificador. Untar uma assadeira retangular e levar para assar. Depois de assado, pode pulverizar com açucar refinado.


CANJICA SIMPLES


1 COLHER (sopa) média de canjica crua
1 XICARA de leite desnatado
10 gotas de adoçante
1 copo de água
abacaxi


Lavar a canjica. De véspera, deixar de molho em 200 gramas de água. Cozinhar na mesma água com a panela tampada. Quando estiver macia, juntar o leite e mexer para engrossar. Depois acrescentar o adoçante e colocar numa taça. Polvilhar com canela. Rendimento: 1 porção



CHURRASCO GAÚCHO


Um bom pedaço de carne bovina, que pode ser costela, picanha ou etc ...
Fogo de lenha, de gás, carvão
Sal grosso a vontade


Espetar de pedaço a pedaço no espeto, passar o sal e colocar no fogo. Mais ou menos a uma distancia de 25 cm. Se houver pressa ou muita fome, come-se somente chamuscada, meio a meio, correndo sangue (como eu gosto). Mas se não houver pressa e, assa-se até ficar esturicada.




COSTELA Á MINHA MODA


2 quilos de costela de ripa cortada em 3 partes
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 dentes de alho amassados
2 cubos de caldo de carne
2 cebolas picadas
1 folha de louro


Em uma panela, colocar a carne com os demais ingredientes e cobrir com água. Tampar a panela e levar ao fogo por 30 minutos. Retirar do fogo, escorrer a água e colocar em uma forma. Cobrir com papel-alumínio e levar ao forno, preaquecido, por 30 minutos. Retirar o papel e deixar no forno por mais 20 minutos ou até dourar.



COSTELA DE PORCO CROCANTE

Costela de porco crocante


2 quilos de costela de porco
2 XICARA de farinha de mandioca
2 (sopa) de sal
4 dentes de alho amassado
Pimenta do reino a gosto
Suco de 1 limão


Cortar as costelas e temperar com sal, pimenta, suco de limão e o alho. Após 4 horas, passar as costelas na farinha de mandioca, colocar em forma untada. Levar ao forno para dourar.


CUCA DE MORANGO


Farofa:
1 XICARA e ½ (chá) de farinha de trigo
1 XICARA e ½ (chá) de açúcar
1 XICARA (chá) de manteiga
2 COLHER (chá) de canela

Massa:
1 COLHER (sopa) de fermento em pó
2 COLHER (sopa) de margarina
3 COLHER (chá) de farinha de trigo
2 XICARA (chá) de açúcar
1 XICARA (chá) de leite
1 caixa de morango picados
3 ovos



Farofa:
Misturar todos os ingredientes com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa ou bater tudo no liquidificador, reservar.

Massa:
Bater o açúcar com a margarina e adicionar as gemas. Acrescentar o leite alternando com a farinha batendo sempre. Incorporar delicadamente às claras em neve e o fermento peneirado. Despejar em uma assadeira untada, espalhar os morangos e cubra com a farofa. Assar em forno médio preaquecido por 45 minutos.


DOCE DE ABÓBORA


Doce de Abóbora


500 gramas de abóbora, cortada em cubos
1 XICARA (chá) de água de flor de laranjeira (opcional)
200 gramas de açúcar
1 ou 2 paus de canela
3 cravos


Fazer o pré-peparo cortando a abóbora em cubos. Colocar numa panela com o açúcar, os cravos e a canela. Deixar descançar por 2 horas. Mexer com uma colher de pau e levar ao fogo alto. Assim que levantar fervura, reduzir bem a temperatura e tampar a panela deixando uma fresta para o vapor sair.
Cozinhar por cerca de 20 minutos. Desligar o fogo, misturar a água de flor de laranjeira (opcional) e tampar a panela. Para o doce não enrrugar, só destampar novamente a panela quando esfriar completamente. Retirar o doce da panela, colocar numa compoteira e guardar em local seco e arejado.



DOCE DE BATATA DOCE

Doce de batata doce


1 quilo de batata-doce
1 vidro de leite de coco
1 quilo de açúcar
água


Cozinhar as batatas. Escorrer, amassar e reservar. Colocar o açúcar com um pouco de água para ferver até ficar em ponto de fio. Colocar a batata amassada na calda e misturar e levar ao liquidificador. Colocar na panela novamente e cozinhar até aparecer o fundo da panela e por último colocar o leite de coco e misturar bem. Deixar esfriar e colocar em vidros.



FEIJÃO CAMPEIRO

Feijão campeiro


1 quilo de feijão preto
3 pedaços de osso com tutano (caracu)
1 pimentão sem sementes
½ quilo de charque gordo
100 gramas de toucinho
½kg de lingüiça fina
4 folhas de louro
6 dentes de alho
1 cebola


Deixar dormir de molho, o feijão já escolhido e o charque, em recipientes separados. Colocar o feijão com água 5 dedos acima. Dê uma refogada levar no charque e na lingüiça, cortados em tabletes e rodelas miúdas. Quando o feijão estiver a meio caminho, colocar o charque, a lingüiça, os ossos, o pimentão sem sementes e a folha de louro. Cortar bem miúdos a cebola e o alho e fritar à parte. Quando o feijão estiver cozido, esmague um pouco os grãos, para engrossar o caldo e juntar a cebola, o alho e a gordura em que foram fritas. Salgar a gosto e deixar cozinhar por mais 20 minutos.


FEIJÃO MEXIDO


3 XICARA (chá) de farinha de mandioca temperada ou farofa pronta
1 quilo de feijão de fradinho ou de corda cozido e escorrido
1 gomo de linguiça calabreza apimentada sem pele
1 maço de cheiro verde picado
150 gramas de bacon picado
2 cebolas grandes picadas
6 dentes de alho picados


Esfarelar a linguiça e fritar bem junto com o bacon, quando estiverem bem fritos juntar a cebola e o alho e refogar, desligar o fogo juntar o feijão cozido e escorrido a farinha de mandioca e o cheiro verde. Para variar você pode acrescentar rodelas de banana nanica bem madura ou mudar o tipo de feijão.


GALINHA GAÚCHA


1 XICARA de óleo de soja (para refogar a cebola e pimentão e fritar o frango)
2 XICARA de leite cozido
2 pãezinhos francês picados em pedaços bem pequenos
Usar pote de tempero completo (sal, alho e etc) a gosto
4 coxas com sobrecoxas cozidas e desfiadas
1 lata de creme de leite
3 ovos cozidos e picados
1 pitada de pimenta do reino
1 lata de ervilha
½ pimentão
2 cebolas


Refogar a cebola e pimentão no óleo, logo após acrescentar o frango desfiado e fritar, o óleo será acrescentado no decorrer da fritura. Para que o frango não fique seco, quando observar que fritou mais ou menos 10 minutos. Colocar uma xícara de leite, a ervilha e o ovo cozido, tudo isso em fogo baixo e sempre mexendo para não deixar queimar no fundo da panela. Colocar agora a pimenta, e temperar a gosto, deixar ferver mais sempre mexendo a panela. Colocar agora o creme de leite e temperar novamente com o tempero completo a gosto. Colocar a segunda xícara de leite e observe a densidade, depois vá colocando os pedacinhos de pãozinho francês até o alimento ficar em uma densidade quase seca. Verificar mais uma vez o sabor e pronto pode desligar e servir ainda quente.


Galinhada Gaúcha


1 quilo de sobrecoxa de frango
4 COLHER (sopa) de azeitona verde picadas
3 COLHER (sopa) de azeite
3 XICARA (chá) de arroz
3 cebolinhas verde picados finamente
3 tomates sem cascas e picados
1 pimentão vermelho picado
1 pimentão verde picado
1 pimentão amarelo picado
½ copo de vinho branco
1 cebola picada
3 dentes de alho amassados
pimenta-do-reino preta
1 litro de caldo de frango
parmesão ralado
sal


Temperar o frango com sal, pimenta-do-reino, 1 dente de alho e o vinho branco. Deixar marinar por pelo menos 30 minutos. Retirar os pedaços de frango do tempero e reservar o caldo. Refogar bastante, até que fiquem bem dourados. A pele do frango é importante para ele não ressecar, mas se você preferir uma comida mais light, retirar, mas tome cuidado com o ponto do refogado. Acrescentar então a cebola, o restante do alho e a azeitonas. Colocar o arroz devidamente lavado e escorrido e fritar todos juntos com o frango por mais alguns minutos. Adicionar os pimentões e o tomate. Colocar o líquido da marinada e o caldo de frango, corrijir o sal, misturar tudo pela última vez, tampar parcialmente a panela até que o arroz cozinhar (aproximadamente 15 minutos, dependendo do seu fogão). Não deixar que a galinhada fique completamente seca, nem com muito caldo. O ponto é ligeiramente empapado. Se necessário, pingar um pouco mais de água ao final do cozimento, ou aumentar um pouco o tempo de fogo. Vai depender de sua sensibilidade e do seu paladar. Servir bem quente, polvilhada com muito queijo ralado.




Macarronada Campeira


1 e ½ quilos macarrão (caseiro)
1 quilo carne moída (de 1ª)
2 XICARA (chá) de cebolinha verde
2 XICARA (chá) de salsinha
2 COLHER (sopa) de sálvia
2 COLHER (sopa) de manjerona
2 COLHER (sopa) de óleo
500 gramas queijo parmesão ralado
250 gramas margarina
1 quilo de tomate
1 quilo de cebola
Sal a gosto


Aquecer uma panela de ferro com uma colher (sopa) de óleo. Após esse aquecimento colocar 150 gramas de margarina e fritar a carne moída até dourar. Reservar. Fazer o mesmo em outra panela, com o tomate e a cebola (picados), usando o restante do óleo e da margarina. Depois de 20 minutos, acrescentar a carne moída e mantenha em fogo baixo por mais 30 minutos, acrescentando aos poucos, a salsinha, a cebolinha, a sálvia, a manjerona e o sal (sal a gosto). Neste intervalo, cozinhar o macarrão, com água, com óleo e salgada a gosto. Escorrer e misturar o molho, salpicando o queijo ralado ainda na panela.


Mondongo (Bucho) ou dobradinha


1 quilo de mondongo
2 COLHER (sopa) de óleo
2 tomates sem pele e sem sementes
250 gramas de farinha de mandioca
Tempero verde
1 cebola
Sal


Limpar o mondongo e eferventá-lo por 1 ou 2 horas, conforme a idade do boi (novo ou velho) para amolecer, colocando sal depois de meio mole para não ressabiar. Limpar novamente corta-lo em tiras, Fazer um refogado com a cebola picada, gordura, os tomates sem pele e sementes e tempero verde picado, sal a gosto. Acrescentar o mondongo refogado bem, adicionar um pouco de água e deixar ferver até reduzir um pouco o caldo. Minutos antes de servir engrossar levemente o caldo com farinha de mandioca. Serve 4 pessoas.


Panqueca gaúcha


2 COLHER (sopa) de açúcar
1 COLHER ( sopa) de margarina
2 de farinha de trigo
½ copo de leite
1 pitata de sal
2 ovos

Molho branco:
1 XICARA e ½ de amido de milho
1 COLHER (sopa) margarina
1 XICARA de leite
1 pitada de sal


Bater os ingredientes no liquidificador. Preaquecer uma frigideira com uma colherinha de óleo ou margarina. Colocar a massa na frigideira com o auxílio de uma concha. Deixar assar até que a borda obtenha uma cor dourada. Virar a panqueca e rechear ao seu gosto (carne, queijo e presunto, frango etc) deixando dourar o outro lado. Enrolar e reservar em um pirex. Cobrir com molho branco polvilhado com queijo ralado e levar ao forno pouco antes de servir só para aquecer e derreter o queijo. Sempre que quiser pode aumentar a quantidade, é só dobrar a receita.

Molho branco:
Colocar todos os ingredientes na panela e vai cozinhando até fazer um creme, cuidado para não empelotar, no final se quiser colocar uma lata de creme de leite junto ao creme pode. Esse creme pronto é só jogar nas panquecas e salpicar com queijo ralado e ir ao forno.


Sagu


1 e ½ (chá) de sagu
3 XICARA (chá) de vinho tinto
1 XICARA (chá) de groselha
1 XICARA (chá) de açúcar
9 XICARA (chá) de água
cravo e canela em pau a gosto


Colocar o sagu de molho a noite e fazer no dia seguinte. Cozinhar o sagu com a água, a canela e o cravo, mexendo sempre por aproximadamente 35 minutos, ou até que as bolinhas fiquem transparentes. Adicionar o vinho, o açúcar, a groselha e cozinhar por aproximadamente uns 10 minutos.



Sonho


1 COLHER (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 COLHER (café) de essência de baunilha
2 COLHER (sopa) de açúcar
40 gramas de fermento biológico
½ copo (tipo requeijão) de leite
500 gramas de farinha de trigo
2 gemas ligeiramente batidas
1 pitada de sal
3 ovos


Misturar o fermento com o açúcar até ficar líquido. Acrescentar o leite, os ovos, as gemas, a manteiga, o sal, a baunilha e por último juntar a farinha de trigo aos poucos. Quando chegar na metade da farinha de trigo, colocar a massa sobre uma superfície enfarinhada e esfregar bem a massa, empurrando para frente com a palma e quando voltar puxar com os dedos. Fazer assim várias vezes, depois adicionar o restante da farinha, colocando por fora para secá-la. Abrir a massa com um rolo deixando-a com 2 centímetros de altura, cortar com a boca de um copo e deixar descansar os moldes redondos por 30 minutos. Depois deste tempo, fritar em óleo morno, na quantidade suficiente para mergulhá-lo e virar durante a fritura (se quiser assá-lo, deixar crescer bastante). Depois de pronto rechear com Creme de Confeiteiro ou Doce de Leite, em seguida passar na mistura de açúcar e canela em pó.



Vaca Atolada


2 quilos de costela gaúcha
2 COLHER (sopa) de cheiro verde
1 COLHER (sopa) de colorau
1 pitada de pimenta do reino
½ litro de vinho branco seco
1 dente de alho amassado
2 tablete de caldo de carne
1 quilo de mandioca
1 pitada de sal
1 litro e ½ de água
100 ml de azeite
1 cebola picadinha


Colocar o azeite e a cebola em uma panela de pressão e deixar dourar. Em seguida, colocar o alho e a costela e friteas até dar uma dourada. Colocar o caldo de carne dissolvido na água a pimenta e o sal e cozinhar por 30 minutos. Em seguida, colocar a mandioca e o vinho e cozinhar por mais 20 minutos. Abra a panela e colocar o cheiro verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário