segunda-feira, 12 de abril de 2010

RECEITA DE SALGADINHO & cia

Bolinha de 4 queijos


1 xicara de farinha de trigo
300 gramas de queijo fresco ou meia cura
150 gramas de queijo parmesão ralado
300 gramas de queijo mussarela
300 gramas de queijo prato
3 ovos inteiros


Ralar os queijos, misturar todos os ingredientes, fazer bolinhas, passar na clara de ovo, macarrão aletria ou farinha de rosca e fritar.


Bolinha de mandioquinha


500 gramas de mandioquinha cozida
½ a xicar de salsinha e cebolinha
1 xicara de farinha de trigo
50 gramas de queijo ralado
Óleo para fritar
1 ovo inteiro
Sal à gosto


Colocar a mandioquinha cozida, o ovo levemente batido, sal, queijo ralado, salsinha e cebolinha num refratário e misturar bem, acrescentando, aos poucos, a farinha de trigo até obter a textura para formar as bolinhas. Untar as mãos com um pouco de óleo e enrolar. Fritar numa panela com óleo não muito quente. Escorrer em papel absorvente. Se preferir, rechear com catupiry.


Coxinha cremosa


¼ xicara (chá) de queijo parmesão ralado
2 xicara (chá) de farinha de rosca
3 axicar (chá) de farinha de trigo
3 xicara (chá) de água
6 colher (sopa) de manteiga
2 cubos de caldo de galinha
Óleo quente para fritar
4 ovos

Recheio:
2 colher (sopa) de cheiro-verde picado
3 colher (sopa) de azeite
1 peito de frango cozido desfiado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 cebola picada
1 tomate picado


Para o recheio, colocar em uma panela a cebola, o azeite, o tomate e refogar por 5 minutos. Acrescentar o cheiro-verde, sal, pimenta, o frango e refogar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando. Retirar do fogo e deixar esfriar. Em uma panela, colocar a água, a manteiga, os cubos de caldo de galinha e deixar ferver. Acrescentar a farinha de trigo de uma só vez, mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Retirar a massa do fogo. Bater ligeiramente 2 ovos com parmesão e despejar na massa ainda quente, mexendo até ficar homogêneo. Colocar sobre uma superfície lisa, seca e deixar esfriar. Sovar bem a massa e abrir em círculos. Rechear e fechar, no formato de coxinhas. Passar nos ovos restantes batidos, na farinha de rosca e fritar em óleo quente até dourar.


Coxinha de camarão


2 xicara (chá) de caldo de galinha
2 xicara (chá) de farinha de rosca
2 cicara (chá) de farinha de trigo
2a xicar (chá) de leite
3xicara (chá) de água
2 colher (sopa) de camarão seco
1 colher(sopa) de água
1 colher (sopa) de óleo
Óleo quente para fritar
4 peitos de frango
Sal a gosto
1 cebola
1 ovo

Recheio:
1 colher (sopa) de salsa picada
2 colher (sopa) de óleo
1 tomate sem pele e sem sementes picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
½ cebola pequena ralada
1 dente de alho amassado


Cozinhar os 4 peitos de frango em uma panela com as xícaras de água, sal e a cebola. Escorrer o líquido e reservar dois peitos de frango. Desfiar os outros dois com auxílio de um garfo e reservar. Para o recheio, colocar em uma panela o óleo, a cebola, o alho e deixar dourar. Acrescentar o tomate, o frango desfiado reservado, a salsa e pimenta-do-reino. Refogar por 5 minutos. Para a massa, passar os peitos de frango reservados em um processador junto com o camarão. Juntar o caldo de galinha, o leite e levar ao fogo. Deixar ferver, acrescentar a farinha de trigo de uma só vez e mexer até soltar do fundo da panela. Deixar esfriar. Abrir a massa em círculos, rechear e fechar no formato de coxinhas. Misturar o ovo, a água restante, o óleo e passar as coxinhas. Empane na farinha de rosca e fritar em óleo quente até dourar.



Croquete cremoso


1 xicara (chá) de cheiro verde picado
4 colher (sopa) rasas de requeijão
400 gramas de carne bovina, moída sem gordura
farinha de rosca para empanar
farinha de trigo para enrolar
4 batatas grandes cozidas
sal, pimenta do reino
1 clara de ovo
óleo para fritar
½ cebola ralada


Cozinhar a carne em água e sal. Cozinhar também as batatas em água e sal e passar no espremedor, formando um purê. Ralar a cebola e picar o cheiro verde. Em uma tigela, misturar a carne com a batata, a cebola, o cheiro verde, o requeijão, o sal, a pimenta até formar uma massa homogênea. Espalhar um pouco de farinha de trigo na mão e moldar os croquetes um a um. Colocar mais farinha se necessário. Passar os croquetes na clara de ovo batida e na farinha de rosca, empanando-os. Fritar em óleo quente, deixar escorrer em papel absorvente e sirva em seguida! Pode rechear os croquetes com requeijão.


Croquete de Batatas


Carne cozida
Farinha de trigo
Farinha de rosca
Batatas
Ovo


Cozinhar a carne aos pedaços, com temperos a gosto. Junto, colocar a mesma quantidade de batatas e cozinhar tudo. Passar na máquina depois de cozido e acrescentar 1 colher de (sopa) de farinha de trigo. Refogar na panela que cozinhou a carne, com um pouquinho de caldo. Enrolar, passar no ovo e na farinha de rosca. Fritar em óleo quente.


Croquete de carne


6 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
1 xicara (chá) de leite
700 gramas de carne cozida (patinho, músculo ou lagarto)
½ cebola picada grosseiramente
Sal e pimenta do reino a gosto
Pimenta do reino em grão
2 tabletes de caldo de carne
1 cebola grande ralada
1 folha de louro

Fritura:
Farinha de trigo o quanto baste
Farinha de rosca o quanto baste
Óleo o quanto baste
1 ovo


Limpar muito bem a carne, retirando toda a gordura e cortar em cubos grandes. Colocar a carne, os tabletes, a ½ cebola, a folha de louro e as pimentas em grãos numa panela de pressão e cobrir com bastante água, tampar a panela e levar ao fogo alto para cozinhar. Quando a panela começar a apitar, contar 1 hora. Após este período, desligar o fogo e esperar parar de apitar. Abrir a tampa da panela e verificar se a carne está bem macia, se for necessário deixar mais tempo, acrescentar mais água e repetir o procedimento acima. Separar a carne do caldo do cozimento e guarde-o para outra receita. Colocar as carnes num processador de alimentos ou moedor e bater até obter uma pasta, retirar a carne do processador, colocar num recipiente e reservar. Colocar a manteiga numa panela e levar ao fogo baixo para derreter, acrescentar a cebola ralada e refogar por 2 minutos. Acrescentar a carne reservada, a salsinha, a cebolinha, o leite, a farinha de trigo e mexer muito bem. Temperar com sal e pimenta do reino e deixar a massa cozinhar, mexendo sempre, até aparecer o fundo da panela. Retirar a massa do fogo e esperar esfriar um pouco. Colocar a massa num recipiente com tampa e levar à geladeira por no mínimo 3 horas ou até que fique bem firme. Após este período, retirar a massa da geladeira e modele os croquetes, com as mãos. Prepare-os para a fritura.

Fritura:
Colocar óleo numa frigideira funda e levar ao fogo alto. Colocar o ovo num recipiente e bater com um garfo até ficar homogêneo. Colocar a farinha de rosca num prato e a de trigo em outro. Passar os croquetes primeiramente pela farinha de trigo. Retirar o excesso de farinha, batendo-os ligeiramente contra a palma das mãos. Na seqüência, passar pelo ovo batido e em seguida pela farinha de rosca. Colocar os croquetes, aos poucos, no óleo quente e fritar até que fiquem dourados. Retirar com uma escumadeira e colocar sobre um prato com papel-toalha. Servir quente.



Empada Caseira


1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xicara (chá) de açúcar refinado
3 colher (sopa) de gordura
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sal
1 quilo de farinha de trigo
1 litro de leite morno
4 gemas

Recheio:
2 galinhas cortadas com a tesoura, ou
2 vidros de palmito picados, ou
2 latas de camarïo seco, ou
800 gramas de batatas cozidas e picadas, ou
1 lata de azeitona



Massa:
Amassar todos os ingredientes só com as pontas dos dedos.

Recheio:
Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo. Pincelar as empadas com gema, café e óleo misturado. Assar em forno quente.



Empada de frango

1 colher (sopa) de manjericão picado
2 colher(sopa) de amido de milho
3 colher(sopa) de salsinha picada
1 colher (chá) de orégano
¼ xicara de óleo
1 quilo e 600 gramas de frango, em pedaços, sem pele
1 quilo de tomate, sem pele e sem semente, picado
1 receita de massa básica para empada
200 gramas de queijo catupiry
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 cebola grande picada
4 dentes de alho picados


Numa panela com óleo, fritar a cebola e o alho até murcharem. Juntar o frango e temperar. Deixar a carne dourar, acrescentar o tomate, a salsinha, o orégano e o manjericão. Tampar a panela, abaixar o fogo e cozinhar até a carne ficar macia. Retirar os pedaços de frango da panela, desfiar e reservar. Retirar 3 xícaras do caldo do cozimento (se o caldo não for suficiente completar com água), colocar numa panela e juntar o amido de milho dissolvido em um pouco de água e o frango desfiado. Cozinhar, mexendo até engrossar. Retirar do fogo e deixar esfriar. Preparar a massa conforme a receita, forrar a forma e colocar o recheio. Distribuir colheradas do catupiry sobre o recheio. Tampar a empada com a massa restante e levar ao forno quente ( +- 200 graus ) preaquecido, até dourar bem.



Empada de Massa Podre


20 colheres de (sopa) de banha
1 colher de (sopa) de manteiga mole
1 xícara (chá) de farinha de trigo
3 gemas
Sal


Não sovar os ingredientes, amassar com as pontas dos dedos.

Recheio:
1 peito de frango frito e cozido com bastante caldo. Cortar o frango miúdo. No caldo coado, cozinhar as batatas cortadas miúdas. Deixar um pouco duras, pois acabarão de cozinhar no forno. Dourar meia cebola grande, batida. Juntar 2 colheres de (sopa) de farinha de trigo e 1 e ½ copo de água. Colocar no liquidificador e bater. Levar ao fogo brando com todos os temperos para ficar um creme ralo. Juntar o frango, as batatas e azeitonas picadas. Forrar as forminhas com a massa mais grossa, rechear. Passar gema na empadinha já coberta e assar.



Empadão de presunto e queijo



Massa:
2 xicara (chá) de farinha de trigo
4 colher (sopa) de óleo
1 tablete de 15 gramas fermento biológico
1 tablete de caldo de carne
1 ovo

Recheio:
½ xicara (chá) de queijo parmesão ralado (50g)
1 xicara (chá) de queijo fresco picado (100g)
1 xicara (chá) de presunto picado (150g)
½ xicara (chá) de azeitona verde picada
½ colher (chá) de pimenta-do-reino
2 colher (sopa) de salsa picada
2 colher (sopa) de leite quente
2 colher (sopa) de farinha de trigo
1 cebola cortada em rodelas
1 tablete de caldo de carne
1 tomate picado
Gema para pincelar
2 ovos



Massa:
Dissolva em ½ xícara (chá) de água morna o tablete de carne e o fermento. Colocar a farinha em uma tigela, fazer uma cova no centro e adicionar o caldo dissolvido junto com o fermento, o ovo e o óleo. Trabalhar a massa, misturando bem todos os ingredientes, até que se solte facilmente das mãos. Deixar a massa descansar, coberta com um pano, por cerca de 1 hora.

Recheio:
Dissolver o tablete de carne no leite, juntar o presunto, os queijos, os ovos, a pimenta, a farinha, a salsa, as azeitonas, o tomate e a cebola. Misturar bem e reservar. Abrir a massa em forma de um retângulo com o auxílio de um rolo. Colocar em uma assadeira retangular grande (24 X 34cm) untada e espalhar o recheio no centro. Pincelar as laterais com a gema, dobre cada lado menor, deixando cerca de 2 dedos da massa sobre o recheio. Dobrar as laterais maiores uma sobre a outra, formando um envelope. Pincelar com a gema e levar ao forno médio-alto (200°C), por aproximadamente 45 minutos. O queijo fresco pode ser queijo-de-minas ou ricota sem o soro (escorrida em pano de prato). O fermento para pão é também conhecido como fermento biológico. Para que a massa cresça mais rapidamente, deixar coberta em local aquecido e sem corrente de ar.


Enroladinhos de Presunto e Queijo


1 cplher (sobremesa) de sal
1 colher(sopa) de açúcar
100 gramas de fermento biológico
1 quilo de farinha de trigo
500 gramas de presunto
500 gramas de queijo
1 copo de água
1 copo de óleo
2 copos de leite
1 ovo batido


Em uma panela colocar o leite a água e o óleo e deixar em fogo baixo até ficar morno. Em uma vasilha colocar o fermento, o sal e o açúcar. Misturar até formar uma pasta homogênea. Juntar o conteúdo da panela ainda morno e misturar. Colocar metade da farinha e vá mexendo. Juntar o restante da farinha e vá mexendo com as mãos. Colocar a massa em uma superfície lisa polvilhada com farinha de trigo. Vá polvilhando a farinha até a massa ficar em ponto de liga. Separar a massa em quatro partes e abrir cada uma delas com um rolo, deixando a massa com 1,5cm de espessura. Cortar em tiras de mais ou menos 3cm de largura. Colocar uma fatia de queijo e a outra de presunto e enrolar tirando os excessos e fechando as pontas. Polvilhar uma forma com farinha e colocar os enroladinhos deixando um espaço de 3cm entre um e outro. Pincelar com o ovo batido e levar para assar em forno médio preaquecido por cerca de 20 minutos.



Esfiha


1 quilo de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento para pão
1 colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
1 copo de água morna
1 copo de leite morno
1 copo de óleo

Recheio:
½ quilo de carne moída crua
2 cebolas
cheiro verde
caldo de limão
tomates


Coloque em uma tigela grande a água morna e o leite. Dissolva o fermento e a seguir junte os outros ingredientes. Aos poucos junte a farinha, amassando bastante até desgrudar da tigela. Deixe crescer até dobrar de tamanho. Depois faz-se bolinhas que serão abertas, recheadas e fechadas.

Recheio:
Asse em assadeiras untadas. Pincele as esfihas com gema e sal.




Esfiha aberta de carne



Massa:
1 e ½ colher (sopa) de açúcar
1 tablete de fermento biológico fresco
2 xicara de farinha de trigo
¼ xicara de óleo
½ axicar de água
1 pitada de sal

Recheio:
1 colher (chá) de salsinha picada
200 gramas de carne bem moída
1 cebola pequena bem picada
1 tomate maduro picado
Sal e pimenta a gosto



Massa:
Dissolver o fermento com o açúcar, o sal e a água. Em uma tigela grande, colocar a farinha. Fazer uma depressão no centro, acrescentar a mistura de fermento e o óleo, aos poucos, e vá mexendo com uma colher de pau. Amassar até obter uma massa de consistência mole e elástica, mas que não grude nas mãos. Se necessário, acrescentar mais água. Sovar a massa por 5 minutos. Cobrir com filme plástico, colocar um pano por cima e deixar crescer por 30 minutos ou até dobrar de volume.

Recheio:
Misturar todos os ingredientes, com cuidado para não desmanchar o tomate. Reserve. Preaquecer o forno a 250 graus. Depois de dar volume a massa, coloque-a em uma superfície com farinha e abrir numa espessura fina. Cortar a massa em rodelas, colocar em uma assadeira (forma) levemente polvilhada com farinha, e acrescentar 1 colher ( chá ) do recheio de carne. Assar por 10 minutos, até dourar ligeiramente as bordas do fundo.



Esfiha folhada de queijo


5 colher (sopa) de manteiga amolecida
1 xicara(chá) de iogurte natural
2/3 xicara (chá) de óleo
1 xicara(chá) de leite
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
30 gramas de fermento biológico
1 quilo de farinha de trigo
2 ovos

Recheio:
½ (chá) de requeijão cremoso tipo catupiry
4 (sopa) de cebolinha picada
200 gramas de queijo mussarela ralado
300 gramas de ricota amassada
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Bater no liqüidificador os ovos, o leite, o iogurte, o fermento, a margarina, o óleo, o açúcar e o sal. Reservar 1 e ½ xícaras (chá) de farinha e peneirar o restante em uma vasilha. Juntar a mistura do liqüidificador e misturar. Colocar em uma superfície lisa polvilhada com a farinha reservada e sovar. Cobrir e deixar descansar por 30 minutos. Misturar todos os ingredientes do recheio e reservar. Abrir a massa e formar dois retângulos. Espalhar metade da manteiga sobre cada um e enrolar com um rocambole. Abrir e enrolar novamente. Cortar os rolos em fatias. Abrir, rechear e fechar, formando triângulos. Colocar sobre uma forma untada, cobrir e deixar crescer por 20 minutos. Assar até dourar.



Fogaça de carne moída


2 xicara(sopa) de açúcar
1 xicara (sopa) de sal
3 colher (chá) de água morna
½ colher (chá) de óleo
50 gramas de fermento biológico fresco
Farinha de trigo para polvilhar
1 quilo de farinha de trigo
Óleo quente para fritar
1 ovo

Recheio:
2 colher (sopa) de salsa picada
½ xicara (chá) de azeitonas picadas
½ xicara (chá) de azeite
3 dentes de alho espremidos
3 cubos de caldo de galinha
1 quilo de carne moída



Massa:
Em uma tigela, colocar o fermento biológico, o sal, o açúcar e misturar até obter um líquido. Acrescentar aos poucos a água morna, o óleo, o ovo, a farinha de trigo e mexer até desgrudar das mãos. Formar bolinhas e deixar crescer em uma superfície enfarinhada por 15 minutos ou até dobrar de volume. Abrir a massa com um rolo, colocar o recheio e fechar, apertando bem as bordas com um garfo. Fritar em óleo quente, virando de um lado para o outro, até dourar por igual. Escorrer em papel absorvente e servir em seguida.

Recheio:
Em uma panela, colocar o azeite, a carne moída e refogar, mexendo de vez em quando, por 10 minutos ou até cozinhar. Adicionar o alho espremido, a azeitona picada, o caldo de galinha, a salsa picada, misturar e refogar por mais 10 minutos. Retirar do fogo e reservar.



Fondue 4 Queijos


200 gramas de requeijão tipo catupiry
200 gramas de queijo tipo gruyére
200 gramas de queijo fundido
200 gramas de queijo serrano
200 ml de vinho branco seco
pimenta do reino à gosto
50 ml kirsh


Ralar os queijos e agregar o requeijão e o vinho. Sobre o réchaud, mantendo a chama do queimador sempre baixa ou no microondas pelo tempo de 3 minutos, derreter e homogenizar a mistura acrescentando o kirsh, até a mesmo atingir a temperatura ideal para iniciar a degustação. Os acompanhamentos são os mesmos indicados para as demais receitas de queijo.


Massa para empadinhas


1 colher(café) de fermento em pó
1 colher (café) de sal
3 axicar chá de farinha de trigo
250 gramas de manteiga ou margarina
recheio ao seu gosto
1 gema para pincelar
2 gemas


Em uma tigela misturar a farinha de trigo, a manteiga, a gema de ovo, sal e o fermento em pó. Amassar até formar uma massa quebradiça. Preaquecer o forno em temperatura média, forrar o fundo e as laterais das forminhas, não precisa untar, tampar com a massa e pincelar com a gema de ovo.



Massa para esfiha


30 a 32 gramas de fermento biológico seco
250 gramas de óleo de soja refinado
1 litro a 1 litro e ¼ de água filtrada
2 e ½ quilos de farinha de trigo
250 gramas de açúcar refinado
25 gramas de sal refinado
Fubá


Com o auxilio da batedeira, misturar a farinha com o fermento e o açúcar. Deixar descansar por cerca de cinco segundos. Adicionar o óleo, a água e o sal. Colocar a massa sobre uma superficie de mármore e sovar até que fique com aparência homogênea. Com uma faca cortar uma tira larga da massa. Depois, cortar ao meio. Fazer um rolo, deslizando a tira de massa sobre a mesa. Tomando como medida três dedos dispostos no sentido vertical, medir o rolo de massa e cortar os pedaços. Colocar um pedaço de massa sob a palma de cada mão ligeiramente côncava e fazer então movimentos circulares, formando bolinhas. Peneirar o fubá no outro extremo da mesa e vá jogando as bolinhas sobre ele. A farinha não permite que as bolinhas grudem, além de dar um sabor especial. Utilizar a sobra de fubá para jogar em cima das bolinhas. Deixar descansar enquanto estiver trabalhando o restante da massa. Utilizando novamente três dedos, achatar cada bolinha, forçando-os juntos sobre a massa. Dê formato à borda, girando quatro disquinhos de massa juntos. Deixar a massa descansar no tabuleiro, polvilhado de fubá, por 10 a 20 minutos.O tempo de cozimento é de 40 minutos de cozimento em forno convencional preaquecido a 180ºC.




Massa para risoles


½ colher de manteiga
800 gramas de farinha
1 pitada de sal
1 litro de leite


Ferver o leite com manteiga e sal, acrescentar farinha, mexer sem parar e cozinhar por 5 minutos. Dividir a massa em dois e amassar ainda quente até se tornar uma massa lisa. Colocar farinha na mesa, abrir a massa com o rolo e deixar 0,5 cm de altura.



Massa para salgado


2 colher de margarina
2 tabletes de caldo de galinha
2 dentes de alho
250 ml de leite
500 ml de agua
½ quilo de farinha


Refogar o alho na margarina, depois acrescentar o alho espremido. Quando tiver refogado acrescentar o leite, quando começar a ferver colocar a água e o caldo de galinha dissolvido. Quando começar a ferver colocar a farinha de uma só vez e mexer bem até desgrudar da panela.



Pastéis Assados



Massa:
2 xícaras de (chá) de farinha de trigo
½ xícara de (chá) de gordura vegetal
4 colheres de (sopa) de água morna
1 colher de (sobremesa) de sal
1 ovo

Recheio:
2 colheres de (sopa) de azeite
200 gramas de peito de frango
1 colher de (café) de colorau
4 colheres de (sopa) de leite
1 colher de (sopa) de farinha de trigo
3 colheres de (sopa) de salsinha picada
Pimenta do reino
1 xícara de (chá) de requeijão cremoso
½ cebola
1 dente de alho
1 tomate
Sal



Massa:
Processar a farinha, o sal e a gordura. Pulsar até obter uma textura de areia grossa. Acrescente o ovo e pulse novamente. Vá adicionando aos poucos a água até obter uma massa lisa. Cubra com filme plástico e reserve por 30 minutos.

Recheio:
Refogar a cebola e o alho no azeite, acrescentar o frango (cozido e desfiado), o colorau, o tomate e a salsinha. Temperar com sal e pimenta. Dissolva a farinha no leite e acrescente à mistura. Mexer bem.

Montagem:
Abrir a massa com rolo um pouco mais fina que 0,5 cm. Cortar em círculos de 8 cm de diâmetro aproximadamente. Colocar uma porção de frango e outra de requeijão cremoso. Umedecer a borda com água e fechar com a ajuda dos dedos. Asse em forno pré-aquecido a 180° graus por aproximadamente 20 minutos.



Pastéis com cachaça


2 colher (sopa) de azeite ou óleo
½ quilo de farinha de trigo
½ dose de cachaça
Água fria
2 ovos


Peneirar a farinha de trigo sobre uma mesa de fórmica ou mármore. Fazer um monte, abrir uma cova no meio e nela colocar os ovos, o azeite ou óleo, a cachaça, sal a gosto e um pouquinho de água. Amassar tudo muito bem e, se necessário, juntar mais um pouco de água para a massa ficar lisa e homogênea. Colocar a massa numa vasilha funda, cobrir com guardanapo úmido e deixar descansar por pelo menos 1 hora. Abrir a massa com o rolo, cortar e colocar o recheio de sua preferência, fritando a seguir.



Pastéis de goiabada ou Romeu e Julieta


200 gramas de ricota fresca
200 gramas de margarina
200 gramas de farinha de trigo
sal

Recheio:
200 gramas de goiabada
100 gramas de queijo


Misture a ricota com a margarina gelada cortada em pedaços e vá adicionando a farinha, o sal até obter uma massa que não fique muito dura, para ser aberta com o rolo. Sove-a um pouco, deixe-a descansar uma hora na geladeira. Pulverize farinha na mesa, abra a massa com o rolo, corte os pasteizinhos e recheie com um pedacinho de goiabada e queijo. Feche a massa, aperte as bordas com os dedos e coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha. Leve ao forno, passe açúcar e canela nos pastéis ainda quente.



Pastel de Forno


12 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colher (sopa) de margarina
2 colher (sopa) de banha
1 xicara (chá) de leite morno


Juntar os ingredientes e amassar um pouco, fazer o recheio de sua preferência. Esticar a massa com um rolo, colocar o recheio com uma colher. Pincelar com gema e levar ao forno para assar.



Pastel de feira


3 colher (sopa) de cheiro-verde picado
1 colher (sopa) de óleo
Sal e pimenta-do-reino a gosto
500 gramas de massa de pastel
400 gramas de carne moída
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
2 ovos cozidos picados
1 tomate picado
Óleo para fritar


Esquentar o óleo e fritar a carne até dourar. Juntar a cebola o alho, o tomate e deixar secar bem. Misturar os ovos, o cheiro-verde, sal, pimenta e deixar esfriar. Abrir o rolo de pastel, cortar em retângulos, colocar o recheio e fechar bem usando um garfo ou carretilha para não abrir na hora da fritura. Esquentar o óleo e fritar até dourar. Escorrer o excesso de óleo em papel-toalha e servir em seguida.




Quibe assado


1 quilo de patinho
700 gramas de trigo fino
Sal
Azeite
Pimenta síria
1 maço de hortelã
2 cebolas médias

Recheio:
½ quilo de capé de filé moída
2 cebolas médias bem picadas
1 maço de salsinha picada
Óleo
Sal


Lavar o trigo. Deixar de molho por 20 minutos. Esprema e reserve. Limpe a carne, retirando todos os nervos. Cortar em cubos e moa. Acrescentar o trigo, sal, pimenta síria, hortelã e cebola e torne a moer a carne. Amassar bastante com as mãos.

Recheio:
Refogar a carne moída com óleo. Colocar um pouco de água e levar para cozinhar. Juntar a cebola bem picada, sal, pimenta síria e salsinha picada. Misturar bem e deixar cozinhando por cerca de 5 minutos, até secar a água.

Untar uma assadeira com óleo. Com as mãos molhadas, forme placas com a massa do quibe e forrar a assadeira com elas. Cobrir com o recheio. Torne a formar placas com o restante da massa do quibe. Quando fizer a cobertura final, risque o quibe com faca, formando quadrados ou losangos. Regue com manteiga ou azeite de oliva e colocar no forno já aquecido até dourar.



Risoles


1 (chá) bem cheia de manteiga
1 (chá) rasa, de sal
1 copo de farinha de trigo
1 copo de leite
farinha de rosca
2 a 3 ovos


Levar a manteiga com o leite ao fogo e assim que ferver, acrescente, de uma só vez, o sal e a farinha peneirados juntos; mexer rapidamente com colher de pau, para não encaroçar, e continuar a mexer sem parar, até a massa ficar bem cozida e desprender do fundo da panela. Retirar do fogo, despejar sobre uma mesa polvilhada com farinha, deixar amornar e amassar bem, até ficar lisa e macia. Abrir a massa em espessura regular, com o rolo, em mesa ligeiramente polvilhada. Colocar sobre a mesa, pequenas porções do recheio desejado, distantes uma das outra (como para pastel comum). Cobrir com a própria massa e cortar com o cortador ou com um cálice médio. Comprimir bem as beiradas dos risoles para que não abram na hora da fritura. Os risoles depois de prontos são passados em ovos batidos e farinha de rosca. Fritar em óleo quente.

Trouxinha de ricota



Massa:
½ xicara de amido de milho (amido de milho)
2 xicara de farinha de trigo, aproximadamente
1xicara de leite levemente morno
½ xicara de óleo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) rasa de sal
2 tabletes de fermento biológico

Recheio:
Sementes de gergelim, papoula ou queijo parmesão ralado para polvilhar
3 colher (sopa) de salsinha picada
150 gramas de presunto ralado no ralo grosso
250 gramas de ricota passada pela peneira
1 clara para pincelar as bordas
Pimenta-do-reino (opcional)
1 ovo batido para pincelar
2 gemas
Sal



Massa:
Bater no liqüidificador o leite, óleo, fermento, açúcar, sal e a amido de milho. Colocar em uma vasilha e juntar 1 xícara de farinha de trigo. Misturar e aos poucos acrescentar ½ xícara de farinha de trigo amassando bem. Colocar o restante da farinha em uma superfície lisa e acrescentar à massa, sovando e juntando mais farinha de trigo se necessário. Fazer bolinhas de 10 gramas. Misturar os ingredientes do recheio e comece a fazer as trouxinhas. Abrir a bolinha como um quadradinho na mão, colocar o recheio e juntar as pontas contrárias da massa como um X, a ponta da direita de cima junta com a ponta da esquerda de baixo, e a ponta da esquerda de cima junta com a ponta da direita de baixo. Juntar bem as 4 pontas formando uma trouxinha. Quando assa ela abre um pouco, já que só as pontas ficam presas.

Recheio:
Misturar todos os ingredientes e colocar o recheio no centro de cada quadrado. Pincelar as bordas com a clara de ovo, para que cole bem e não abra, e feche. Pincelar toda a superfície com o ovo batido e polvilhar ou não com as opões citadas acima. Assar imediatamente, para que as trouxinhas não abram, em forno médio, preaquecido, até dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário